O diretor Mitsuo Fukuda revelou no seu twitter sua frustração em trabalhar atualmente com o estúdio de animação Sunrise.
Mitsuo Fukuda
Segundo o diretor atualmente ele está trabalhando por períodos muito longos diariamente, e que por isso quase não sobra tempo para dormir. Ele revela que trabalhou 59 horas em quatro dias e que este horário não está fora da norma, acrescentando que isto já dura há mais de um mês.
Fukuda escreveu que começou a sua semana de trabalho na segunda-feira às 10h30 e não voltou para casa até terça-feira às 6h. Ele dormiu até o meio-dia antes de voltar a trabalhar até as 10:00 da manhã de quarta-feira. Ele só foi capaz de dormir aproximadamente quatro horas antes de voltar ao trabalho às 14:00 na quarta-feira e não voltou para casa até às 11:00 de quinta-feira. Ele disse que dormiu por uma hora e depois decidiu escrever o tweet.
Fukuda começou a trabalhar para a Sunrise em 1979 como diretor de episódios em Kiko Senki Dragonar, Mashin Eiyūden Wataru, Madō King Granzort e The Brave Fighter Exkizer antes de ser o diretor do anime Future GPX Cyber Formula e começar a trabalhar em futuros projetos da franquia GPX Cyber Formula, e depois fazer fama trabalhando como diretor de Mobile Suit Gundam Seed.
Em um novo tweet, Fukuda acrescentou que se o cronograma continuar nesse ritmo insano, não deve demorar até que ele seja vítima de algum tipo de acidente. Ele ainda acrescenta que no passado ele era capaz de trabalhar sob essas condições, mas que agora sente que essa jornada de trabalho é insana e que em algum momento ele tem que parar, mesmo que esteja colocando seu emprego em risco ao revelar o que se passa dentro do Stúdio Sunrise.
Fico pensando se a lei japonesa não protege essas pessoas que trabalham com animação, pois sempre sai uma notícia falando das condições semelhantes a escravidão em que esses profissionais trabalham. Parece não existir nenhum sindicato que lute por eles, nenhuma lei trabalhista que proteja seus direitos, tão pouco lei sobre segurança no trabalho, aparentemente pessoas que trabalham com animação no Japão estão totalmente desprotegidas, entregues à própria sorte e vivendo em condições quase escravas. Tem que gostar muito do que faz pra continuar trabalhando nessa indústria.
Conheça nosso canal!
Comentários
Postar um comentário