Meus problemas com Violet Evergarden



Informações

Nome: Violet Evergarden
Origem: Light Novel
Tipo: TV
Episódios: 13 + OVA
Gênero: Drama, Slice of Life, Fantasia
Estúdio: Kyoto Animation
Ano: 2018
Duração: 23 min.
Classificação: +13
Sinopse: Há palavras que Violet ouviu no campo de batalha que ela não consegue esquecer. Essas palavras lhe foram ditas por alguém que ela gosta muito, mais do que qualquer outra pessoa no mundo… Mas Violet ainda não entende o significado delas.
Violet Evergarden, uma jovem conhecida como “a arma”, deixou o campo de batalha ao término da guerra para começar uma nova vida em um Correio de Serviço Postal. Lá, ela é profundamente impressionada pelo trabalho das “Auto Memories Dolls” (Bonecas de Memórias Automatizadas, referência para o início da profissão, quando apenas autômatas do tamanho de bonecas redigiam as cartas), mulheres que assimilam os pensamentos das pessoas e os convertem em palavras. Violet começa sua jornada como uma Memorie Doll e se depara por diversas vezes com as emoções múltiplas de diferentes pessoas e diferentes formas de amor. E todo esse tempo procurando apenas uma coisa: o significado daquelas palavras que ouviu de alguém que ela gosta muito, mais do que qualquer outra pessoa no mundo.
Não economizaram com animação


Violet Evergarden foi um anime que chamou muita atenção logo quando saiu seu primeiro trailer, pois tinha uma qualidade de animação surpreendentemente muito boa para um anime de TV, o que fez todo mundo criar um hype enorme de que ia ser o anime do ano, e após ver seus 13 episódios eu posso dizer que o anime não é ruim, longe disso, ele tem uma história um tanto pesada, e o seu principal objetivo é sensibilizar quem assiste, e se a pessoa for muito sensível aí ela vai chorar um rio de lágrimas, pois o que eu senti vendo Violet Evergarden é que a todo momento ele tá forçando uma situação triste pra arrancar umas lágrimas do espectador, mas isso não funcionou comigo, então talvez eu tenha um coração de pedra que não consegue se emocionar tão facilmente.

O que mais impressiona é o design da Violet

Mas como nem tudo são flores, ou lágrimas, o anime tem alguns problemas que me incomodaram bastante. O primeiro é a falta de explicação sobre a origem da Violet, ao longo de 13 episódios não é revelada nenhuma informação sobre o seu passado antes de ser capturada e forçada a se tornar uma ferramenta, ninguém diz de onde ela veio ou por que tem aquelas habilidades físicas sobre-humanas, sendo que a história segue sem questionar esse ponto em momento algum chegando a ser absurdo alguns acontecimentos, como o fato de ninguém questionar quando o irmão do Major aparece com uma criança sendo chamada de ferramenta e mandando ela lutar em uma guerra, todos acham muito normal uma criança de uns 14 anos ser mais forte que um soldado que treinou por anos matar um monte de inimigos, e mais, como um exercito pode permitir que uma garota se torne um soldado do nada e o único questionamento é saber o nome dela!?. Isso pra mim foi muito forçado, aliás, muita coisa no anime é muito forçado.

Como alguém pode permitir uma criança na guerra?

O segundo problema é a dependência que a Violet tem do Major, ela repete inúmeras vezes o nome dele, além de ficar obcecada em descobrir o que aconteceu com ele, sabemos que aconteceu uma explosão e que ele foi dado como morto, mas fica em aberto se está realmente morto, ou se em algum episódio ele apareceria de supetão e surpreenderia a Violet, mas ainda bem que isso não aconteceu, pois seria um grande problema e jogaria no lixo todo o desenvolvimento que a personagem tem durante o anime, então isso é um ponto positivo.

A maior mentira já contada

Ficou melhor na light novel


O drama que o anime traz é muito raso e varia por episódio, tem episódios com histórias melhores e episódios com histórias medíocres, entre eles os episódios 1, 7 e 10 são os que se destacam. Eu vi comentários de pessoas dizendo que choraram muito em alguns episódios, e não consegui entender o motivo da choradeira, pois só teve um episódio que foi bem triste, que foi o episódio 10, onde conta a história de uma mãe que está com uma doença terminal e que escreve cartas para serem entregues durante 50 anos à sua filha, esse foi o único episódio triste que teve, os demais são uma variação entre bons/medianos, e não me causaram tanto impacto.

Não vai não

Concluindo, a história de Violet Evergarden é uma variação de episódios que vão de bons a medianos e que algumas vezes se torna chata e sofrível de continuar acompanhando, como o episódio da biblioteca, e se teve uma coisa que me incomodou foi terem ignorado o único cliffhanger do anime inteiro, onde pensei que no episódio seguinte teria um aprofundamento do passado da Violet, mas nada aconteceu. 

O cliffhanger esquecido no churrasco

Violet Evergarden é uma produção com um potencial enorme desperdiçado, possui um enrendo meio bobo, afinal a história de uma garota que quer descobrir o que é o amor é digna de um filme adolescente de quinta, e digo mais, se a Kyoto Animation não tivesse investido em uma animação com uma qualidade de cinema é provável que não alcançasse o alto índice de popularidade que perdura até mesmo depois do anime ter terminado.

E morreu

Opa... Como esse spoiler veio parar aqui?


Mas é claro que essa é só a minha opinião! Me diga o que você achou de Violet Evergarden!

Conheça nosso canal!


Comentários