Informações
Nome: Planetarian: Hoshi no Hito
Episódios: 1
Lançamento: 2016
Estúdio: David Production
Gênero: Sci-Fi, Drama
Duração: 1 hora e 57 minutos
Sinopse: Trinta anos após o fracasso do Programa de Colonização Espacial, a humanidade está próxima da extinção. Homens conhecidos como "Junkers" (Lixeiros) saqueiam bens e artefatos das ruínas da civilização. Um certo Junker adentra sozinho na mais perigosa das ruínas, a "Sarcophagus City" (Cidade Sarcófago). No centro dessa cidade ele descobre um planetário pré-guerra. Quando ele entra, é recebido por Yumemi Hoshino, um robô companheiro. Sem uma única sombra de dúvida, ela assume que ele é o primeiro cliente que ela teve em 30 anos. Yumemi tenta mostrar-lhe as estrelas, mas o projetor do planetário está quebrado. Incapaz de decidir o que deve fazer, o Junker acaba concordando em tentar reparar o projetor.
História
O cenário do anime é um mundo pós-apocalíptico onde devido à depredação dos recursos naturais, superpopulação e o fracasso do Projeto de Exploração Espacial, a humanidade passou aos poucos a ser erradicada por uma guerra biológica e nuclear, além das chuvas ácidas que mantiveram o mundo em completa escuridão. E uma matança que durou 30 anos depois da guerra, em um mundo distópico dominado por máquinas de guerra automatizadas programadas para matar todos que infringissem seu território. Dos humanos restantes, há os conhecidos como "Junkers" que passam o tempo tentando sobreviver; o protagonista da história é um desses.
Planetarian possui uma história simples, porém comovente, que nos faz refletir se a ficção está realmente tão longe da realidade, já que os humanos realmente estão destruindo o planeta aos poucos, e isso pode realmente nos levar a um mundo pós-apocalíptico um dia.
O mundo onde a história se passa está completamente destruído, sequer possui algum resquício de que algum dia havia vida ali, os poucos sobreviventes que restaram vivem isolados em áreas mortas onde nada cresce, e os estranhos que se aproximam dessas áreas podem acabar tendo um destino trágico ao serem considerados inimigos, afinal o mundo está em ruínas e as pessoas mau conseguem sobreviver. Em meio a isso somos apresentados à robô Yumemi Hoshino que toma conta de um planetário e, recebe o seu primeiro cliente em 30 anos, um soldado de meia-idade de personalidade fria e distante, mas que acaba se rendendo aos encantos da inocência de Yumemi, que apesar de ser uma máquina, é construída de forma a ser tão inocente sobre o mundo que a rodeia, que nos faz até esquecer temporariamente da desgraça que atingiu aquele mundo.
Planetarian é uma história comovente que pode até te fazer chorar caso tenha facilidade para isso, mas que ao mesmo tempo passa uma mensagem importante e reflexiva acerca do que estamos fazendo com o nosso planeta, sobre como estamos o machucando com guerras, poluição e a degradação dos recursos ambientais. Uma mensagem sobre a importância de preservar aquilo que temos antes que seja tarde demais.
Animação
O anime possui um design de personagens muito consistente, mas o seu destaque fica por conta da Yumemi, que possui um design muito bonito e chamativo. Como a história é mais voltada para o drama ela não precisa de nada grandioso em termos de animação.
Músicas
A trilha sonora é excelente para passar o clima de mundo esquecido por Deus, e de “Deus, isso é triste pra caralho”.
Abertura
Sem abertura.
Encerramento
"Hoshi no Fune" by Lia
Vale a pena ver?
Com certeza.
Agora que a resenha acabou, conheça nosso canal!
Comentários
Postar um comentário