Zero no Tsukaima - Resenha




Informações

Nome: Zero no Tsukaima
Episódios: 50 (4 temporadas)
Lançamento: 2006 - 2012
Estúdio: J.C. Staff
Gênero: Aventura, Fantasia, Ação, Romance, Magia, Ecchi, Comédia
Duração: 24 min.
Sinopse: A história se passa num mundo onde a magia impera e a diferença entre nobres e plebeus é sua capacidade de poder usá-la. No entanto, na Academia de Magia do país de Tristania, a jovem nobre Louise Françoise de La Vallière é tão desajeitada no manuseio dos elementos e tão incompetente na magia que seus amigos a apelidaram de "Zero Louise". 




História
Zero no Tsukaima é uma light novel escrita por Noboru Yamaguchi, com ilustrações de Eiji Usatsuka. Como seu autor morreu em abril de 2013, a novel foi paralisada e, só foi concluída 4 anos mais tarde em 2017 com 22 volumes graças a rascunhos deixados pelo autor antes de morrer, além de que o editor da light novel sabia o final da série.



A história é sobre Louise Françoise uma garota arrogante que é péssima em usar magia, e que durante a cerimônia de invocação de um familiar acaba invocando um humano chamado Saito Hiraiga, que mais tarde seria revelado como Gandalfr o lendário familiar de um mago muito poderoso que uma vez salvou aquele mundo.
Zero no Tsukaima é da época em que ninguém sabia o que diabos era um isekai, e como um dos pioneiros do gênero ele ainda é muito melhor do que a maioria dos animes do gênero que são feitos atualmente para serem um CTRL C + CTRL V uns dos outros. Ele é o perfeito exemplo de como uma história pode funcionar muito bem usando os clichês a seu favor sem ficar cansativo ou enjoativo, apenas usando tudo equilibradamente.

Sua história é muito simples e despretensiosa, em nenhum momento ela tenta ser algo grandioso, ao invés disso entrega uma excelente aventura de uma garota arrogante e seu familiar resolvendo os problemas que aparecem pela frente enquanto ambos evoluem como personagens no decorrer da série. Apesar de seu roteiro ser um tanto previsível em diversas situações e acabar entregando facilmente a identidade do vilão da vez, ainda rende bons acontecimentos e cenas de comédia de tirar o fôlego de tanto rir, aliás, a comédia é o território onde o enredo brilha, as constantes disputas pelo amor de Saito nos proporcionam excelentes momentos cômicos onde ele sempre acaba sendo explodido por Louise quando acidentalmente se envolve com outras garotas, e garotas apaixonadas pelo rapaz é o que não falta aqui, por mim poderia ter tido um final harém que eu não iria me queixar, pois os personagens são tão carismáticos que é impossível não tomar partido nessa briga e torcer por qualquer uma das garotas.


Louise e Saito formam um belo casal, mas suas idas e vindas em meio à constante indecisão da garota de assumir ou não o relacionamento dos dois por causa do fato de ela ser uma nobre e ele um simples plebeu costumam ser bastante irritantes, diria que esse é o único ponto negativo da série, pois se estende pelas 4 temporadas com esse dilema que poderia ser resolvido em no máximo 2 temporadas se a Louise decidisse enfrentar a todos para viver esse amor, até por que essa lenga lenga de termina e volta trocentas vezes me dá nojo.

Durante a maior parte do tempo Zero no Tsukaima possui uma trama episódica onde a cada episódio temos uma história de comédia diferente, sendo que a trama principal é apresentada nos 3 episódios iniciais e logo depois temos 4 ou 5 episódios com histórias aleatórias que tem pouca ou nenhuma relação com o plot dos magos do vácuo, mas que servem para desenvolver um personagem ou apresentar um novo que pode ser importante quando a trama principal volta a ser trabalhada nos 4 episódios finais.


Animação
Em termos de animação o anime não é lá grande coisa e tão pouco envelheceu bem. O design de personagens parece muito com os animes feitos nos anos 90, ou seja, designs simples com personagens de olhos bem grandes. Mas como na maior parte do tempo ele é um anime de comédia com momentos de ação pontuais, porém bem executados, uma animação simples não é um problema, só que parece muito datada.


Músicas
O anime possui uma trilha sonora muito boa que combina perfeitamente com o clima da série.

Abertura
"First kiss" – ICHIKO (1° temporada)
"I SAY YES" – ICHIKO (2° temporada)
"YOU'RE THE ONE" – ICHIKO (3° temporada)
 "I'll Be There For You" – ICHIKO (4° temporada)

Encerramento
"Honto no Kimochi" - Rie Kugimiya (1° temporada)
"Suki!? Kirai!? Suki!!!" - Rie Kugimiya (2° temporada)
"Gomen ne" - Rie Kugimiya (3° temporada)
"Kiss Shite↑Agenai↓" - Louise (Rie Kugimiya) (4° temporada)

Vale a pena ver?
Se você está a fim de ver um bom isekai que saiba dosar perfeitamente comédia e ação, além de ver o tradicional fanservice, então recomendo que dê uma chance para Zero no Tsukaima.

Comentários